Tema: Afetividade e a interdisciplinaridade
Justificativa: Promover a
formação de pensadores, educar a emoção, expandir os horizontes da inteligência
e produzir qualidade de vida faz parte da luta e dos sonhos de pais e dos
professores, no entanto jamais estiveram tão perdidos na árdua tarefa de
educar.
·
Diante de tudo isso se torna necessário uma
reflexão profunda sobre as relações entre a família e a escola, como vista a
sanar os conflitos existentes entre alunos, professores e pais. E junto com
essa reflexão, uma série de medidas, ações previamente planejadas, com o intimo
de promover uma mudança de atitude das partes envolvidas para que a escola
passe a ser um espaço realmente, saudável onde as crianças e jovens passam
completar a sua formação de forma equilibrada e feliz.
·
Tudo isso sem perder de vista a noção de que
“Educar é semear com sabedoria e colher com paciência”, o que nos leva a pensar
que as soluções na área educacional não acontecem como num passe de mágica,
elas demandam tempo, principalmente se as ações planejadas estiverem centradas
no campo das emoções, onde qualquer previsão esbarra na identificação dos
sentimentos do outro.
A educação da emoção e da
auto-estima, o desenvolvimento da solidariedade, da tolerância, entre outra
coisa, são necessidades urgentes que não visam apenas os alunos, mas também os
professores e pais todos precisam educar-se emocionalmente.
Humanizar o conhecimento deve ser
a meta de todos os envolvidos no processo de ensino-aprendizagem nos dias
atuais, é preciso estimular a ousadia, promover a perspicácia, cultivar a
criatividade, incentivar a sabedoria, expandir a capacidade crítica, enfim,
formar pensadores. Através dessas ações é possível desenvolver a socialização e
superar conflitos para que se possa realmente valorizar “ser”, fator indispensável
na formação de uma geração mais humana, capaz de construir uma sociedade mais
justa e fraterna.
OBJETIVO GERAL
* Estimular a afetividade
promovendo a educação da emoção e a auto-estima, atrás de atividades
interdisciplinares quer envolvam pais, alunos e professores.
OBJETIVO
ESPECÍFICO
* Desacelerar o pensamento para
aliviar a ansiedade e melhorar a concentração;
* Reacender a motivação e
enriquecer a interpretação de textos;
* Promover o debate de idéias
estimulando a educação participativa;
* Desenvolver a criatividade
expandindo a capacidade de solução em situações de tensão;
* Construir ponte produtiva nas
relações sociais entre escola e família;
* Desenvolver a responsabilidade
social, promovendo a cidadania e cultivando a solidariedade.
METAS
®
Dramatização do conto lido com a participação de
alunos e professores;
®
Realização da dinâmica “Carinho Quente” (Anexo
II);
®
Realização do “Dia da Visita Especial” – os pais
são convidados para comparecer a escola e participam de atividades artísticas,
culturais e esportivas junto com os filhos e os professores (Anexo III)
®
Organização da “Brincadeira do Anjo”, onde
alunos e professores terão a oportunidade de corresponder-se com os outros
demonstrando atitudes de afeto (Anexo V);
®
Leitura e interpretação da fabula “A abelha
chocolateira” para que haja uma maior reflexão sobre o respeito às diferenças
(Anexo VI);
®
Criação de painéis em grupo para representar de
forma artística os temas abordados no projeto e as experiências vividas até então;
®
Produção de textos relatando os conhecimentos
ocorridos durante o projeto e divulgação dos mesmos nos espaços da escola;
ABRANGÊNCIA
Considerando que o presente
projeto destina-se a 1ª a 4ª série da Escola Municipal Walter de Carvalho
Baptista, a abrangência relaciona-se as seguintes disciplinas.
*Língua Portuguesa: conteúdos
·
Produção textual
·
Leitura e interpretação
·
Função social da escrita
·
Textos narrativos e dissertativos
·
Uso do dicionário
*Matemática: conteúdos
·
Situações Problemas
·
Jogos
*Ciências: conteúdos
·
O ser Humano
*Geografia: conteúdos
·
Como nos comunicamos
*História: Conteúdos
·
História de família
HABILIDADES
·
Língua Portuguesa
* Expandir o conhecimento a
respeito da própria leitura;
* Possibilita produções orais,
escrita e em outras linguagens;
* Permitir ao aluno compreender a
relação que existe entre a fala e a escrita;
* Favorecer a estabilização de
forma ortográfica;
* Lê, atribuindo sentidos,
relacionando o texto ao contexto.
·
Matemática
* Reconhecimento de números no
contexto diário;
* Coletar e organizar informações
matemática;
* Desenvolver atitudes favoráveis
para aprendizagem de matemática;
* Valorizar a troca de
experiência com seus pares como prova de aprendizagem;
Utilizar cálculo para produzir e
comparar escrita numérica.
·
Ciências
* Utilizar informações para
justificar suas idéias;
* Buscar coleta de informações
por meio de observações direta e indireta;
* Confrontar suposições
individuais e coletivas com as informações obtidas;
* Elaborar perguntas e suposições
acerca dos assuntos estudados;
* Estabelecer a comunicação oral
e escrita, respeitando as diferentes opiniões.
·
Geografia
* Organizar, pesquisar e
representar o conhecimento em obras individuais ou coletivas: Textos,
exposições, desenhos, dramatizações, etc.
* Identificar e avaliar as ações
dos homens em sociedade e suas conseqüências em diferentes espaços.
* Conhecer as relações entre as
pessoas e o lugar onde vive;
* Observar e descrever as
diferentes formas de comunicação.
·
História
* Buscar informações em
diferentes tipos de fontes encontrados no seu contexto social;
* Identificar semelhanças e
diferenças entre o modo de vida da localidade dos alunos.
* Valorizar as ações coletivas
que repertuam na melhoria de vida da localidade de convívio.
DESENVOLVIMENTO
Atividade 1 – Apresentação do
conto “Uma História de Carícias” de Roberto Shinyashiki (Anexo I);
Atividade 2 – Dramatização do
conto lido com a participação de alunos e professores;
Atividade 3 – Realização da
dinâmica “Carinho Quente” (Anexo II);
Atividade 4 – Organização e
apresentação da “Brincadeira do Anjo”, onde os alunos e professores terão
oportunidade de corresponde-se com os outros demonstrando atitudes de afeto
(Anexo III);
Atividade 5 – Leitura e
interpretação da fábula “A Abelha Chocolateira” para que haja uma maior
reflexão sobre o respeito às diferenças (Anexo IV);
Atividade 6 – Apresentação de
jogos matemáticos;
Atividade 7 – Criação de painéis
em grupo para representar de forma artística os temas abordados no projeto e as
experiências atentas;
Atividade 8 – Produção de texto
relatando os acontecimentos ocorridos durante o projeto e divulgação dos mesmos
nos espaços da escola.
Atividade 9 – Realização do “Dia
da Visita Especial” – os pais são convidados para comparecer à escola e
participar de atividade artística, cultural e esportiva juntas com os filhos e
professores (Anexo V);
Atividade 10 – Apresentação do
poema “Torcendo a Manhã” de João Cabral de Melo
(Anexo VI).
CRONOGRAMA
* Outubro 2008
·
Apresentação do conto “Uma História de
Carícias”;
·
Dramatização do conto “Uma História de
Carícias”;
·
Realização da dinâmica “Carinho Quente”.
*Novembro 2009
·
Organização e apresentação da “Brincadeira do
Anjo”;
·
Leitura e dramatização da fábula “A Abelha
Chocolateira”;
·
Apresentação de jogos matemáticos (Caça ao
tesouro, A bola de gude, Caixa surpresa, Placas, A trilha e Caça as bolas.
* Dezembro
·
Criação de painéis em grupo para representar de
forma artística os temas de Ciências, Geografia e História;
·
Produção de Texto;
·
Realização do dia da visita especial;
·
Apresentação do poema “Tecendo a manhã”.
RECURSOS
·
Dinâmica;
·
Dramatização;
·
Brincadeiras;
·
Jogos;
·
Bola de Gude;
·
Caixa;
·
Cartolina;
·
Pincéis;
·
Tesoura;
·
Cola;
·
Papel metro;
·
Revistas;
·
Livros.
AVALIAÇÃO
·
O projeto será avaliado, considerando-se a
construção das atividades proposta e a obtenção da meta definida a concepção de
atividades que envolva a afetividade que demonstre atitude de afeto;
·
Conversas com os alunos durante todo o
desenvolvimento do Projeto, a fim de serem observadas mudanças de pensamentos e
de atitudes;
·
Observação do desempenho nas atividades de
leitura e interpretação;
·
Aplicação de exercício escrito com correção
coletiva e individual;
·
Observação da participação nas dinâmicas e
atividades lúdicas e artísticas;
·
Acompanhamento do rendimento nas atividades
propostas.
REFERENCIAS
·
CURY, Augusto. Pais Brilhantes, Professores
fascinante. Rio de Janeiro: Sextante 2003.
·
SHINYASHIKI, Roberto. A carícia essencial: uma
psicologia do afeto. São Paulo: Gente, 2005
·
PCNs
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