segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Educação para a Cidadania


PROJETO DE APRENDIZAGEM

 

Tema: Consciência Negra: Educação não tem cor

Faixa etária: A partir dos 06 anos

Justificativa: Comemorar o 20 de Novembro – Dia da Consciência Negra, dedicando o mês de novembro, pra debater e refletir sobre as diferenças raciais e a importância de cada um no processo de construção de nosso país, estado e comunidade. Com este projeto, esperamos que a consciência de valorização do ser humano ultrapasse as fronteiras da violência, do preconceito e do racismo.

Objetivo (os):

·         Valorizar a cultura negra e seus afro-descendentes e afro-brasileiros, na escola e na sociedade;

·         Entender e valorizar a identidade da criança negra;

·         Redescobrir a cultura negra, embranquecida pelo tempo;

·         Desmitificar o preconceito relativo aos costumes religiosos provindos da cultura africana;

·         Trazer à tona, discussões provocantes, por meio das rodas de conversa, para um posicionamento mais crítico frente à realidade social em que vivemos.

Conteúdo (s):

·         História, Cultura e Diversidade: Quais as coisas que fazem parte da nossa cultura que adquirimos por influência africana?

·         Ser Humano, Direitos Humanos e Igualdade: Como o Negro é visto dentro da nossa sociedade?

·         Educação, ética e Etnia: Valorização e respeito da nossa própria identidade.

·         O conteúdo foco é a educação voltada para consciência da importância do negro para a constituição e identidade da nação brasileira e principalmente, do respeito à diversidade humana e a abominação do racismo e do preconceito, desenvolvido por meio de um processo educativo do debate, do entorno, buscando nas nossas próprias raízes a herança biológica e / ou cultura trazida pela influencia africana. Inicialmente, será conduzido pela simples observação de fotos de revistas sobre algumas coisas que fazem parte da cultura africana (comidas, danças, vestimentas, etc.); estabelecendo a seguir um vinculo entre as curiosidades que surgirem dos alunos sobre o tema e a instigação provocada pelo professor no intuito de ir avançando no conhecimento sobre o assunto.

Tempo estimado: Cinco atividades de vinte minutos cada, durante todo o mês de novembro.

Material necessário:

·         Mapa-múndi mimeografado;

·         Xerox da Declaração Universal dos Direitos Humanos;

·         Comidas típicas;

·         Vestimentas;

·         Lápis de cor;

·         Folha de ofício;

·         Músicas diversificadas;

·         Revistas;

·         Cola;

·         Saco plástico;

·         Caixa de ovos;

·         Cartolina;

·         Papelão.

Desenvolvimento das atividades:

1ª Atividade:

Em roda, ter uma conversa interativa sobre o desenvolvimento do Projeto “Consciência Negra” e as atividades que serão executadas.

2ª Atividade:

Em roda, mostrar porque se comemora o dia da Consciência Negra e a importância dessa data no país. Despertar o interesse dos educandos, levantando questionamentos em relação à história.

3ª Atividade:

Através do mapa-múndi, mostrar aos alunos o caminho percorrido pelos negros da África te o Brasil. Os alunos deverão usar a imaginação e ilustrar através de desenhos. Pintura e exposição dos desenhos.

4ª Atividade:

Promover leituras e reflexões positivas sobre a Declaração Universal dos Direitos Humanos. Relatar fatos que demonstrem para que serve a Declaração acima citada. Mostrar exemplos de descriminação e preconceito.

5ª Atividade:

Estudos de música, fazendo releituras e transformando-os em ilustrações pedagógicas para uma amostra cultural.

6ª Atividade:

Confeccionar cartazes – recorte, pintura e colagem com fotos de revistas que tratam da diversidade étnica brasileira e a cultura do negro.

 7ª Atividade:

Realizar brincadeiras e Jogos infantis:

·         Construção de uma máscara africana com saco de pão, cartolina ou papelão;

·         Construção e de um tabuleiro do jogo Kalah – feito com caixa de ovos (um jogo de tabuleiro que veio da África que simula o plantio de sementes, desenvolvendo a atenção e a concentração da criança).

8ª Atividade:

Exposição dos trabalhos executados durante o desenvolvimento do projeto: Comida, danças, músicas, cultura, capoeira e etc.

 

Anexos:

·         Anexo I - Mapa-múndi;

·         Anexo II - Declaração Universal dos Direitos Humanos;

·         Anexo III – Máscara Africana.

·         Anexo IV – Tabuleiro do jogo Kalah

 

Referências:

 





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