PROJETO DE APRENDIZAGEM
Tema: Consciência Negra:
Educação não tem cor
Faixa etária: A partir
dos 06 anos
Justificativa: Comemorar o
20 de Novembro – Dia da Consciência Negra, dedicando o mês de novembro, pra
debater e refletir sobre as diferenças raciais e a importância de cada um no
processo de construção de nosso país, estado e comunidade. Com este projeto,
esperamos que a consciência de valorização do ser humano ultrapasse as
fronteiras da violência, do preconceito e do racismo.
Objetivo (os):
·
Valorizar a cultura negra e
seus afro-descendentes e afro-brasileiros, na escola e na sociedade;
·
Entender e valorizar a
identidade da criança negra;
·
Redescobrir a cultura negra,
embranquecida pelo tempo;
·
Desmitificar o preconceito
relativo aos costumes religiosos provindos da cultura africana;
·
Trazer à tona, discussões
provocantes, por meio das rodas de conversa, para um posicionamento mais
crítico frente à realidade social em que vivemos.
Conteúdo (s):
·
História, Cultura e
Diversidade: Quais as coisas que fazem parte da nossa cultura que adquirimos
por influência africana?
·
Ser Humano, Direitos Humanos
e Igualdade: Como o Negro é visto dentro da nossa sociedade?
·
Educação, ética e Etnia:
Valorização e respeito da nossa própria identidade.
·
O conteúdo foco é a educação
voltada para consciência da importância do negro para a constituição e
identidade da nação brasileira e principalmente, do respeito à diversidade
humana e a abominação do racismo e do preconceito, desenvolvido por meio de um
processo educativo do debate, do entorno, buscando nas nossas próprias raízes a
herança biológica e / ou cultura trazida pela influencia africana.
Inicialmente, será conduzido pela simples observação de fotos de revistas sobre
algumas coisas que fazem parte da cultura africana (comidas, danças,
vestimentas, etc.); estabelecendo a seguir um vinculo entre as curiosidades que
surgirem dos alunos sobre o tema e a instigação provocada pelo professor no
intuito de ir avançando no conhecimento sobre o assunto.
Tempo estimado: Cinco
atividades de vinte minutos cada, durante todo o mês de novembro.
Material necessário:
·
Mapa-múndi mimeografado;
·
Xerox da Declaração
Universal dos Direitos Humanos;
·
Comidas típicas;
·
Vestimentas;
·
Lápis de cor;
·
Folha de ofício;
·
Músicas diversificadas;
·
Revistas;
·
Cola;
·
Saco plástico;
·
Caixa de ovos;
·
Cartolina;
·
Papelão.
Desenvolvimento das atividades:
1ª Atividade:
Em roda,
ter uma conversa interativa sobre o desenvolvimento do Projeto “Consciência
Negra” e as atividades que serão executadas.
2ª Atividade:
Em roda,
mostrar porque se comemora o dia da Consciência Negra e a importância dessa
data no país. Despertar o interesse dos educandos, levantando questionamentos
em relação à história.
3ª Atividade:
Através do
mapa-múndi, mostrar aos alunos o caminho percorrido pelos negros da África te o
Brasil. Os alunos deverão usar a imaginação e ilustrar através de desenhos.
Pintura e exposição dos desenhos.
4ª Atividade:
Promover
leituras e reflexões positivas sobre a Declaração Universal dos Direitos
Humanos. Relatar fatos que demonstrem para que serve a Declaração acima citada.
Mostrar exemplos de descriminação e preconceito.
5ª Atividade:
Estudos de
música, fazendo releituras e transformando-os em ilustrações pedagógicas para
uma amostra cultural.
6ª Atividade:
Confeccionar
cartazes – recorte, pintura e colagem com fotos de revistas que tratam da
diversidade étnica brasileira e a cultura do negro.
7ª Atividade:
Realizar
brincadeiras e Jogos infantis:
·
Construção de uma máscara
africana com saco de pão, cartolina ou papelão;
·
Construção e de um tabuleiro
do jogo Kalah – feito com caixa de ovos (um jogo de tabuleiro que veio da
África que simula o plantio de sementes, desenvolvendo a atenção e a
concentração da criança).
8ª Atividade:
Exposição
dos trabalhos executados durante o desenvolvimento do projeto: Comida, danças,
músicas, cultura, capoeira e etc.
Anexos:
·
Anexo I - Mapa-múndi;
·
Anexo II - Declaração
Universal dos Direitos Humanos;
·
Anexo III – Máscara
Africana.
·
Anexo IV – Tabuleiro do jogo
Kalah
Referências:
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