PROJETO DE CURSO
ESCOLA MUNICIPAL UNIDOS PARA VENCER
Tema do Projeto: ARTE E VIDA
Áreas do Conhecimento: Língua
Portuguesa, Matemática, Geografia, História, Ciências, Artes e Educação Física
Idealizadores: Elizângela Gonçalves da
Mata, Jamily Kelli da Conceição Dumas, Janiele Regis Sousa, Roseli Pereira dos
Santos, Samuel Sales Santos e Uzias Pereira dos Santos.
1. OBJETIVOS GERAIS:
·
Oportunizar aprendizagens prazerosas e
significativas, cativos por meio da arte visuais, artes cênicas e musica,
explorando as demais áreas do conhecimento com a finalidade de sistematizar novas
aprendizagens onde poderá identificar e reconhecer algumas técnicas e
procedimentos artísticos presentes nas obras de artes visuais.
·
Apresentar obras de artes de Candido Portinari e
mostrar como a mistura de dois materiais já conhecidos pelos alunos, pode
formar uma iniciativa diferente.
·
Explorar a criatividade usando material
de limpeza, para fazer arte explorando textura e cheiros.
·
Utilizar e criar letras de canções, parlendas,
raps, etc..., como portadora de elementos da língua musical.
·
Reconhecer e utilizar elementos da linguagem
dramática;
·
Resgatar valores universais presentes
nesses textos.
·
Integrar e comunicar com os outros por
meio dos gestos e dos movimentos;
·
Pesquisar artes de nossas culturas e
explorar materiais artísticos.
·
Reconhecer e utilizar a expressão na
criação teatral.
1.1 OBJETIVOS
ESPECÍFICOS:
·
Proporcionar aos alunos um contato com
quadros, desenhos, através das musicas peças teatrais, que viabilizarão maiores
possibilidades de aprendizagens bem como, a partir deles desenvolver a
expressão, sentimento, observação etc. Dentre outras tantas competências e
habilidades.
·
Estimular a reflexão sobre a linguagem musical
com base em um repertório significativo.
·
Explorar, modelar, produzir e apreciar peças
tridimensionais.
·
Leitura e decodificação de símbolos
cartográficos.
·
Adaptar uma peça para teatro.
2.
PÚBLICO ALVO:
Alunos do 4º ano, Professores e
Corpo Docente da Escola.
3.
TEMPO DE DURAÇÃO:
10 horas (sendo
distribuídas em 05 aulas de arte, com duração de 2h /aula).
4. ATIVIDADES PROPOSTAS / PROCEDIMENTOS DIDÁTICOS:
4.1 Aula 1 – 23.11.2009 (2 horas/aula)
· Recepção
dos alunos com a música: meu boneco de lata
·Oração,
chamada, hora da novidade (música)
·Conversa
individual e coletiva
· Questionamentos
·Exploração
do texto
·Trabalhar
ortografia (ss, rr,nh, lh, sc, ch)
· Identificação
das partes do corpo humano dentro do texto
·Produção
de texto musical através de desenho.
· Situações
problemas envolvendo medida de tempo
· Confeccionar
relógio em grupo.
4.2 Aula 2 – 24.11.2009 (2 horas/aula)
LEITURA DE OBRA DE ARTE
· Levar para
a sala a reprodução de uma arte, obra de arte, como foto de uma pintura, e
mostrá-la a classe.
· Pedir
que a observem atentamente e depois respondam;
a) O que vocês sentem
quando olham para está obra? Alegria? Tristeza? Calma?
b) Que cores vocês
vêem?
c) Que formas aparecem
mais?
d) As linhas são curvas
ou retas?
e) É uma paisagem? Está
longe ou perto?
f) Se você fosse
o artista, que nome daria para a obra?
g) Você gostou da obra?
Por quê?
· O
professor pode escolher uma música que combine “com a obra e levar um CD para a
classe ouvir. Além disso, a partir da observação da obra, outras atividades
podem ser desenvolvidas como elaboração de um desenho ou dramatização da cena
que a obra representa. Outra possibilidade é fazer cópias em xérox de
reprodução e pedir que os alunos interfiram na obra mudando ou acrescentando
elementos.
4.3 Aula 3 – 25.11.2009 (2 horas/aula)
· Selecione
música de gênero MPB que contagiem os alunos pelo ritmo e pela sonoridade de
letra em momentos de atividades livre, colocamos na sala para que eles ouçam.
Algumas sugestões: A banda de Nara leão, João e Maria de Chico Buarque de
Holanda, Leãozinho de Caetano Veloso, garota de Ipanema de Vinícius de Moraes e
canção da América de Milton Nascimento.
· Quais
são as canções preferidas? Escreva os títulos no quadro e organize uma votação
para estabelecer as cinco mais favoritas.
· Perguntar
aos alunos se conhecem o mapa do Brasil e fale sobre a utilidade dele. Peça que
cada aluno desenhe o próprio mapa do país.
· Exercite
a decodificação dos símbolos cartográficos, letras maiúsculas, estados, letras
de diferentes tamanhos, conforme a população da cidade.
4.4 Aula 4 – 26.11.2009 (2 horas/aula)
DESENVOLVIMENTO: FORMAS EM ARGILA
· Para
despertar a curiosidade dos alunos, começo a atividade, amassando um pedaço de
argila. Pergunto se já viram aquilo, sabem qual é o nome? De onde veio? E para
que serve? E se conhecem sua textura.
Em seguida,
distribuo uma pequena porção para cada um e deixo que todos a manipulem a
vontade.
· Mostro
fotos, peças de cerâmica para que observem e sintam com as mãos a
tridimensionalidade. Podem ser tijolos, xícaras, vasos e moringas.
· Entrego
300 gramas
de argila para cada um e proponho que a explorem, vale bater furar, enrolar,
torcer, beliscar, amassar.
· Para
evitar que a turma transforme o material em placas o que é mais comum. Aviso
que além das mãos, podem ser utilizados outras partes do corpo, como cotovelos,
joelhos e pés.
· Peço
que os trabalhos sejam pintados depois de secos com tinta guache misturadas com
cola (para dar resistência) tintas caseiras ou feitas de terra. Elementos
colorido formas, recortando e colando, de modo que passem a serem os novos
autores da obra.
ATIVIDADE COM RÓTULOS
O professor,
pede aos alunos que tragam de casa rótulos de vários tipos de produtos:
limpeza, latas de alimentos, higiene pessoal, remédios e discute com eles sobre
as cores, desenhos ou figuras que aparecem nos rótulos, perguntando, onde há
letras e números. Depois, os alunos fazem cartazes classificando os rótulos em
novo produto de limpeza, produtos de higiene, alimentos, escolhem alguns
produtos e o professor escreve os nomes na lousa, a partir dessa lista, a
classe escolhe um produto e discute que tipo de produto é e para que serve. Em
seguida a classe cria novos nomes e rótulos para esse produto.
4.5 Aula 5 – 27.11.2009 (2 horas/aula)
PROJETO PEDRAS EM CENA
DESENVOLVIMENTO
Iniciarei a
aula, explicando o que é uma peça teatral. Pergunto o que os alunos sabem sobre
esse gênero textual e que historias conhecem. Explicarei que essas narrativas
tem o papel de dar sentido e significado a vida, humanidade e os fenômenos que
a rodeia. Leiam trechos desses e de outros textos de origem oral (lendas,
fábulas, contos populares e provérbios) e aponte as diferenças: a fabula traz
no fim um julgamento moral. Já no fato histórico há indagações de caráter
filosófico e a busca pela construção da identidade de um povo.
· Escolha
texto relacionados à origem dos fatos sobre a peça. “Projeto pedras”.
· Divida
os jovens em grupos de quatro, distribua cópias e peça que, após a leitura,
eles observem os elementos simbólicos e significados. Para melhor compreender
os textos, cada equipe ensaia um parágrafo da peça para o dia seguinte. Promova
um debate.
· Registre
a primeira cena da peça teatral “Projeto Pedras” no quadro, para mostrar a sua
interpretação. Em seguida movimento e cenário é a melhor maneira de construir
os diálogos. Depois os grupos assumem a transposição das demais cenas.
· Faça
uma revisão coletiva prestando atenção ao encadeamento do texto. Leia o texto
em voz alta antes de pedir que o redator e passe a limpo e tire copias e
distribua para todos. Fotografe todas as etapas e monte um painel de fotos de
todas as atividades desenvolvidas. Ensaiar a peça com eles, marcar a data da
apresentação, fazer convites para outras turmas.
5. ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO
·
Preste atenção a interação e a
socialização entre os alunos e as formas como imitam, reproduzem e recriam as
normas e os costumes que observam no meio em que vivem.
·
Use essas observações para criar
objetos diferentes.
·
Compare o conhecimento musical da turma
antes e depois do projeto didático. O que mudou? Os alunos demonstraram maior
atenção às características rítmicas? E quanto às letras? Houve memorização das
canções preferidas? Verifique ainda, em que medida as hipóteses de leitura e
escrita também evoluíram.
·
Verifique como os alunos entenderam os
procedimentos de adaptação do gênero dramático.
·
Observe semelhança e diferenças entre o
texto original e o teatral
Após a apresentação, peço que cada aluno escreva a auto-avaliação sobre a
participação no grupo.
6. JUSTIFICATIVA
Sabemos da importância de oferecer propostas significativas de trabalho
com arte aos alunos na aprendizagem escolar onde envolve múltiplos saberes, e
dentre todos os saberes de relevância, não apenas escolar, mas, sobretudo
social. Destacamos a importância da arte ensinada a partir das vivencias e
praticas do próprio educando e entendida como linguagem, e com sua definição
tão complexa e dinâmica, pode ser expressa através da musica, da dança, do
teatro, e das artes visuais. Elas definem como expressão, comunicação e
atribuição de sentido as sensações, sentimentos, pensamentos e realidade por
meio de organização de linhas, tridimensional, alem de volume, espaço, cor, luz
na pintura, no desenho, na escultura, na gravura, na arquitetura, nos
brinquedos, bordados, entalhes etc. assim o desenho, a escultura, a construção,
todas essas expressões pertencem à faceta da arte, conhecida como artes
visuais.
- 7. RECURSOS
7.1 HUMANOS: Coordenador,
Professores e Alunos.
7.2
MATERIAIS:
Ø
Lápis, caneta, borracha, pincel, réguas, giz, lápis de cera
Ø
Caderno e livro do aluno, dicionário, folhas mimeografadas
Ø
Oficinas
Ø
Cartaz
Ø
Rótulos
Ø
Cerâmicas
Ø
Sucatas de gravuras
Ø
Caixa de papelão para o palco
Ø
Fita crepe
Ø
Papel cartão, celofane colorido
Ø
Palitos de churrasco
Ø
Tesoura
Ø
Som musical
Ø
Quadros de obras de artes
Ø
Dança
Ø
Pinturas (tintas guache)
Ø
Mapas
Ø
Gêneros
Ø
Lâmpada
Ø
Argila
Ø
Fantoche
7.3 TÉCNICOS:
Ø CDS,
DVS.
Ø
Aparelho de som
Ø Câmera
fotográfica digital.
REFERÊNCIA:
·
Revista nova escola. A revista de quem educa
Nenhum comentário:
Postar um comentário