segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Projeto Arte e Vida


                             PROJETO DE CURSO

 

 

ESCOLA MUNICIPAL UNIDOS PARA VENCER

Tema do Projeto: ARTE E VIDA

Áreas do Conhecimento: Língua Portuguesa, Matemática, Geografia, História, Ciências, Artes e Educação Física

Idealizadores: Elizângela Gonçalves da Mata, Jamily Kelli da Conceição Dumas, Janiele Regis Sousa, Roseli Pereira dos Santos, Samuel Sales Santos e Uzias Pereira dos Santos.

 

1. OBJETIVOS GERAIS:

·          Oportunizar aprendizagens prazerosas e significativas, cativos por meio da arte visuais, artes cênicas e musica, explorando as demais áreas do conhecimento com a finalidade de sistematizar novas aprendizagens onde poderá identificar e reconhecer algumas técnicas e procedimentos artísticos presentes nas obras de artes visuais.

·         Apresentar obras de artes de Candido Portinari e mostrar como a mistura de dois materiais já conhecidos pelos alunos, pode formar uma iniciativa diferente.

·          Explorar a criatividade usando material de limpeza, para fazer arte explorando textura e cheiros.

·          Utilizar e criar letras de canções, parlendas, raps, etc..., como portadora de elementos da língua musical.

·         Reconhecer e utilizar elementos da linguagem dramática;

·          Resgatar valores universais presentes nesses textos.

·          Integrar e comunicar com os outros por meio dos gestos e dos movimentos;

·          Pesquisar artes de nossas culturas e explorar materiais artísticos.

·          Reconhecer e utilizar a expressão na criação teatral.

 

1.1 OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

·          Proporcionar aos alunos um contato com quadros, desenhos, através das musicas peças teatrais, que viabilizarão maiores possibilidades de aprendizagens bem como, a partir deles desenvolver a expressão, sentimento, observação etc. Dentre outras tantas competências e habilidades.

·         Estimular a reflexão sobre a linguagem musical com base em um repertório significativo.

·         Explorar, modelar, produzir e apreciar peças tridimensionais.

·          Leitura e decodificação de símbolos cartográficos.

·          Adaptar uma peça para teatro.

 

2. PÚBLICO ALVO:

Alunos do 4º ano, Professores e Corpo Docente da Escola.

 

3. TEMPO DE DURAÇÃO:

10 horas (sendo distribuídas em 05 aulas de arte, com duração de 2h /aula).

 

4. ATIVIDADES PROPOSTAS / PROCEDIMENTOS DIDÁTICOS:

 

4.1 Aula 1 – 23.11.2009 (2 horas/aula)

· Recepção dos alunos com a música: meu boneco de lata

·Oração, chamada, hora da novidade (música)

·Conversa individual e coletiva

· Questionamentos

·Exploração do texto

·Trabalhar ortografia (ss, rr,nh, lh, sc, ch)

· Identificação das partes do corpo humano dentro do texto

·Produção de texto musical através de desenho.

· Situações problemas envolvendo medida de tempo

· Confeccionar relógio em grupo.

 

4.2 Aula 2 – 24.11.2009 (2 horas/aula)

 

LEITURA DE OBRA DE ARTE

 

· Levar para a sala a reprodução de uma arte, obra de arte, como foto de uma pintura, e mostrá-la a classe.

· Pedir que a observem atentamente e depois respondam;

a)    O que vocês sentem quando olham para está obra? Alegria? Tristeza? Calma?

b)    Que cores vocês vêem?

c)    Que formas aparecem mais?

d)    As linhas são curvas ou retas?

e)    É uma paisagem? Está longe ou perto?

f)     Se você fosse o artista, que nome daria para a obra?

g)    Você gostou da obra? Por quê?

· O professor pode escolher uma música que combine “com a obra e levar um CD para a classe ouvir. Além disso, a partir da observação da obra, outras atividades podem ser desenvolvidas como elaboração de um desenho ou dramatização da cena que a obra representa. Outra possibilidade é fazer cópias em xérox de reprodução e pedir que os alunos interfiram na obra mudando ou acrescentando elementos.

 

4.3 Aula 3 – 25.11.2009 (2 horas/aula)

 

· Selecione música de gênero MPB que contagiem os alunos pelo ritmo e pela sonoridade de letra em momentos de atividades livre, colocamos na sala para que eles ouçam. Algumas sugestões: A banda de Nara leão, João e Maria de Chico Buarque de Holanda, Leãozinho de Caetano Veloso, garota de Ipanema de Vinícius de Moraes e canção da América de Milton Nascimento.

· Quais são as canções preferidas? Escreva os títulos no quadro e organize uma votação para estabelecer as cinco mais favoritas.

· Perguntar aos alunos se conhecem o mapa do Brasil e fale sobre a utilidade dele. Peça que cada aluno desenhe o próprio mapa do país.

· Exercite a decodificação dos símbolos cartográficos, letras maiúsculas, estados, letras de diferentes tamanhos, conforme a população da cidade.

 

4.4 Aula 4 – 26.11.2009 (2 horas/aula)

 

DESENVOLVIMENTO: FORMAS EM ARGILA

 

· Para despertar a curiosidade dos alunos, começo a atividade, amassando um pedaço de argila. Pergunto se já viram aquilo, sabem qual é o nome? De onde veio? E para que serve? E se conhecem sua textura.

Em seguida, distribuo uma pequena porção para cada um e deixo que todos a manipulem a vontade.

· Mostro fotos, peças de cerâmica para que observem e sintam com as mãos a tridimensionalidade. Podem ser tijolos, xícaras, vasos e moringas.

· Entrego 300 gramas de argila para cada um e proponho que a explorem, vale bater furar, enrolar, torcer, beliscar, amassar.

· Para evitar que a turma transforme o material em placas o que é mais comum. Aviso que além das mãos, podem ser utilizados outras partes do corpo, como cotovelos, joelhos e pés.

· Peço que os trabalhos sejam pintados depois de secos com tinta guache misturadas com cola (para dar resistência) tintas caseiras ou feitas de terra. Elementos colorido formas, recortando e colando, de modo que passem a serem os novos autores da obra.

 

ATIVIDADE COM RÓTULOS

 

O professor, pede aos alunos que tragam de casa rótulos de vários tipos de produtos: limpeza, latas de alimentos, higiene pessoal, remédios e discute com eles sobre as cores, desenhos ou figuras que aparecem nos rótulos, perguntando, onde há letras e números. Depois, os alunos fazem cartazes classificando os rótulos em novo produto de limpeza, produtos de higiene, alimentos, escolhem alguns produtos e o professor escreve os nomes na lousa, a partir dessa lista, a classe escolhe um produto e discute que tipo de produto é e para que serve. Em seguida a classe cria novos nomes e rótulos para esse produto.

  

4.5 Aula 5 – 27.11.2009 (2 horas/aula)

 

PROJETO PEDRAS EM CENA

 

DESENVOLVIMENTO

 

Iniciarei a aula, explicando o que é uma peça teatral. Pergunto o que os alunos sabem sobre esse gênero textual e que historias conhecem. Explicarei que essas narrativas tem o papel de dar sentido e significado a vida, humanidade e os fenômenos que a rodeia. Leiam trechos desses e de outros textos de origem oral (lendas, fábulas, contos populares e provérbios) e aponte as diferenças: a fabula traz no fim um julgamento moral. Já no fato histórico há indagações de caráter filosófico e a busca pela construção da identidade de um povo.

· Escolha texto relacionados à origem dos fatos sobre a peça. “Projeto pedras”.

· Divida os jovens em grupos de quatro, distribua cópias e peça que, após a leitura, eles observem os elementos simbólicos e significados. Para melhor compreender os textos, cada equipe ensaia um parágrafo da peça para o dia seguinte. Promova um debate.

· Registre a primeira cena da peça teatral “Projeto Pedras” no quadro, para mostrar a sua interpretação. Em seguida movimento e cenário é a melhor maneira de construir os diálogos. Depois os grupos assumem a transposição das demais cenas.

· Faça uma revisão coletiva prestando atenção ao encadeamento do texto. Leia o texto em voz alta antes de pedir que o redator e passe a limpo e tire copias e distribua para todos. Fotografe todas as etapas e monte um painel de fotos de todas as atividades desenvolvidas. Ensaiar a peça com eles, marcar a data da apresentação, fazer convites para outras turmas.

 

5. ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO

·          Preste atenção a interação e a socialização entre os alunos e as formas como imitam, reproduzem e recriam as normas e os costumes que observam no meio em que vivem.

·          Use essas observações para criar objetos diferentes.

·          Compare o conhecimento musical da turma antes e depois do projeto didático. O que mudou? Os alunos demonstraram maior atenção às características rítmicas? E quanto às letras? Houve memorização das canções preferidas? Verifique ainda, em que medida as hipóteses de leitura e escrita também evoluíram.

·          Verifique como os alunos entenderam os procedimentos de adaptação do gênero dramático.

·          Observe semelhança e diferenças entre o texto original e o teatral

Após a apresentação, peço que cada aluno escreva a auto-avaliação sobre a participação no grupo.

 

6. JUSTIFICATIVA

Sabemos da importância de oferecer propostas significativas de trabalho com arte aos alunos na aprendizagem escolar onde envolve múltiplos saberes, e dentre todos os saberes de relevância, não apenas escolar, mas, sobretudo social. Destacamos a importância da arte ensinada a partir das vivencias e praticas do próprio educando e entendida como linguagem, e com sua definição tão complexa e dinâmica, pode ser expressa através da musica, da dança, do teatro, e das artes visuais. Elas definem como expressão, comunicação e atribuição de sentido as sensações, sentimentos, pensamentos e realidade por meio de organização de linhas, tridimensional, alem de volume, espaço, cor, luz na pintura, no desenho, na escultura, na gravura, na arquitetura, nos brinquedos, bordados, entalhes etc. assim o desenho, a escultura, a construção, todas essas expressões pertencem à faceta da arte, conhecida como artes visuais.

 

  • 7. RECURSOS

 

7.1 HUMANOS: Coordenador, Professores e Alunos.

 

 7.2 MATERIAIS:

 

Ø  Lápis, caneta, borracha, pincel, réguas, giz, lápis de cera

Ø  Caderno e livro do aluno, dicionário, folhas mimeografadas

Ø  Oficinas

Ø  Cartaz

Ø  Rótulos

Ø  Cerâmicas

Ø  Sucatas de gravuras

Ø  Caixa de papelão para o palco

Ø  Fita crepe

Ø  Papel cartão, celofane colorido

Ø  Palitos de churrasco

Ø  Tesoura

Ø  Som musical

Ø  Quadros de obras de artes

Ø  Dança

Ø  Pinturas (tintas guache)

Ø  Mapas

Ø  Gêneros

Ø  Lâmpada

Ø  Argila

Ø  Fantoche

 

7.3 TÉCNICOS:

Ø  CDS, DVS.

Ø  Aparelho de som

Ø  Câmera fotográfica digital.

 

REFERÊNCIA:

· Revista nova escola. A revista de quem educa

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário